Este fim de semana a expedição visitou Paredão de Minas, noroeste do Estado. Distrito de Buritizeiro, este recanto ruralista é banhado pelo rio do Sono, que deságua no rio Paracatu, um dos principais afluentes do São Francisco.

Além da beleza natural de cidade típica do meio rural, Paredão, que conta com cerca de 1.600 habitantes, foi palco de uma das maiores atrações produzidas pela rede Globo: a minissérie Grande Sertão: Veredas, obra homônima de João Guimarães Rosa. Na época, a produção fazia parte das comemorações dos 21 anos da emissora. E como toda boa e grande produção exige, ela virou o lugar de cabeça pra baixo.

Nossa amiga e referência técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Jacqueline Silva Santos foi quem nos guiou, não somente até a pequena Paredão, cidade que guarda suas raízes, mas até Sidraque e sua esposa. (moradores do local há mais de 40 anos).

Sujeito magnífico, de fala mansa e entrecortada por muitas lembranças, Sidraque nos revela muito dos bastidores de Paredão. Falou dos tempos da Globo, da única cadeia do local, do passado e das histórias da sua amada cidade.

Também nos levou pelas ruas, embrenhou-nos para os interiores das casas e das conversas daquele povo simples e hospitaleiro.

É para a Pousada do Sidraque que convergem muitas pessoas que visitam aquela terra. Cidade que recebe muitos pensadores, cavalheiros e cavalgadas, escritores e desportistas.

Acreditando que isto se deva a minissérie, ele nos prendeu em sonhos, na sua narrativa detalhada sobre os dias que Paredão virou a cidade Global.

Amores no Velho Chico

Contamos histórias dos Amores que vivem na beira do São Francisco, da sua nascente à foz.

53 Comentários para “Paredão de Minas: a cidade que encantou a Rede Globo”

  • Lindo esse Lugar ja morei la…
    Meus pais ainda moram nesse lindo lugar…
    Se alguém se interessar em conhecer esse lugar add ai no facebook…
    https://www.facebook.com/gleyson.oliveira.127

  • Boa noite.

    Conforme postei, retornei ao Paredão de Minas, mas estou triste, Paredão está meio que abandonado.
    Mato tomou conta da cidade, o povo está indo embora, muita casa abandonada. A igreja está coberta de mato, tem uma rua no fundo da cidade que não existe mais de tanto mato.
    O povo do paredão tem que cobrar do prefeito, se unir e cobrar isso em Buritizeiro. Não pode um lugar tão lindo com esse Rio do Sono maravilhoso se acabar.
    Ano que vem estarei ai outra vez, espero encontrar a cidade mais limpa, com menos mato na rua.
    Vamos povo de Paredão, não deixa esse lugar acabar.
    Abraços.
    Alexandre, um eterno apaixonado pelo Rio do Sono.

    • Caro Alexandre,

      Sou solidária ao seu sentimento. Ver o povo que ama sua terra, ser obrigado a sair de lá por abandono, é de lascar!
      Passarei seu comentário à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Buritizeiro para que este, tomando conhecimento da situação que você relata do distrito, tome as providências que julgar necessárias.

      Obrigada!

    • Olá apaixonados por Paredão de Minas,
      Assim como vocês também sou um apaixonado pelo Distrito de Paredão de Minas e assim que soube desta postagem(encaminhada pela minha grande amiga e Buritizeirense Valéria Melo) enviei a solicitação ao Prefeito Municipal Luizinho Carneiro, que prontamente enviou a paredão o novo trator agrícola para fazer a roçada e na segunda semana de Abril enviaremos uma roçadeira manual adquirida recentemente pela Sec. de Infraestrutura e Urbanismo para limpeza e manutenção do distrito.Além disso ainda neste mês de Abril/2014 a Câmara Municipal estará em Paredão com a Câmara Itinerante e a ação cidadania da prefeitura levando serviços e ações, além de ouvir as reivindicações dos moradores. A estrada que leva ao distrito será reformada ainda este ano em parceria entre a Prefeitura, produtores rurais e a Gerdau . Eduardo Carneiro
      Ascom Buritizeiro.

  • Estou retornando dia 13 de janeiro no Paredão.
    Ai que saudades.
    Como está a estrada ai, para atravessar o riacho ta bom?
    O rio do sone está cheio?

    Abraços a todos.

    • Que bom! Acredito que o rio do Sono esteja cheio. A estrada, pelo tanto de chuva que desceu por lá, faz-se necessário que você entre em contato com a prefeitura de Buritizeiro e se informe.
      Espero que consiga ir.

      • Boa noite.

        Conforme postei, retornei ao Paredão de Minas, mas estou triste, Paredão está meio que abandonado.
        Mato tomou conta da cidade, o povo está indo embora, muita casa abandonada. A igreja está coberta de mato, tem uma rua no fundo da cidade que não existe mais de tanto mato.
        O povo do paredão tem que cobrar do prefeito, se unir e cobrar isso em Buritizeiro. Não pode um lugar tão lindo com esse Rio do Sono maravilhoso se acabar.
        Ano que vem estarei ai outra vez, espero encontrar a cidade mais limpa, com menos mato na rua.
        Vamos povo de Paredão, não deixa esse lugar acabar.
        Abraços.
        Alexandre, um eterno apaixonado pelo Rio do Sono.

  • Fiquei muito feliz ao encontrar essa postagem e ver que há informações recentes nos comentários. Estudo a obra de Rosa e desejo muito conhecer o Paredão, coisa que ainda não me foi possível devido à distância. Vai demorar mais um tanto, porque estarei fora do Brasil por um ano, mas quando voltar espero poder conhecer o lugar e as pessoas. Por isso, desejo muita saúde a todos daí, esperando que eu possa encontrá-los algum dia, em 2014.
    Um abraço!

  • conheci o Paredão de Minas à 35 anos atrás e gostaria imensamente retornar com a possibilidade de hospedagem e poder fazer uma pescaria neste maravilhoso rio do Sono no qual tenho muitas boas recordações. Infelizmente perdi as referencias e gostaria de saber onde poderia me hospedar.

    • Oi Paulo,
      Quando estivemos em Paredão, nos hospedamos na Pousada do Sidraque.
      O numero de telefone é (38) 3747-2024.

  • eu conheço paredão a mais de vinte anos, conheço tudo e todos de paredão.fiquei muito contente ao ver esta matéria.um lugar maravilhoso de um povo humilde e muito acolhedor.hontem mesmo encontrei o meu amigo sidraque em pirapora tivemos uma pequena prosa, sidraque e sua familia são pessoas muito especiais para mim.tenho muito carinho a toda população de paredão um lugar especial.parabens por divulgar minha querida paredão de minas um abraço a todos.

  • oi jaqueline aqui e fatima amiga da esterzinha e tb do sidrak do misaque do rogerinho da ju que DEUS a tenha uma linda garota que amei muito e amo. jilmara a outra irma dela que morou com vc, falou a memoria alice e todos se possivel me envie noticias pelo meu emael pois perdi o telefone deles ok ja te conheço de nome a muitos anos amo o paredao de minas foi la que curei minha depressao e la que tudo ebom obrigada por vc amar o paredao e quero dizer grata eternamente grata beijos fatima…saudades
    SO DA VALOR A CLARIDADE QUEM VIVEU NA ESCURIDAO……

    • Seu recado será enviado para Jacqueline.

      Obrigada Maria de Fátima, por sua visita”

    • Olá Fátima. Liga para o pessoal. Eles irão adorar. O telefone da Maria Alice é (38) 3747-2018. Um grande abraço.

  • sou de cana brava vizinho do paredao adoro essa terra!!!abrçs

  • Minha eterna paredão de Minas,a muito tempo n vou ai mais sou apaixonada,por tudo que envolve Paredão,principalmente quando se diz Rio do Sono,..Amo,Sou Filha de Hamilton(chula) e Lucia,saudades de todos,..bjoss e um grande abraço..

    • Você tem toda razão, Naiane. É um lugar cheio de encantos.

      Obrigada por vir. Volte sempre.

      Abs!

  • fico muito feliz em ver a minha cidade e amigos que tanto amo o rio maravilhoso onde tomei muitos banhos na infancia,Lá vive meus pais irmãos tios.Aonde tenho privilegio de passar minhas ferias todos os anos , estou divulgamdo essa cidade linda para meus amigos faço questão de mostra a reportagem para meus amigos, Parabens a equipe que realizou essa reportagem.

  • Vocês viram que a rede globo lembrou-se do Paredão de Minas ontem no Vídeo Show?
    Achei que a produção da rede globo não sabia mas da existência deste lugar onde Foi gravado a bela história do GRANDE SERTÃO: VEREDAS. Deem uma olhada!
    http://videoshow.globo.com/VideoShow/Noticias/0,,MUL1679626-16952,00-VOCE+SABIA+GRANDE+SERTAO+VEREDAS+FOI+GRAVADA+EM+APENAS+UMA+LOCACAO.html

    • Isto mesmo Núbia e ficamos muito satisfeitos com a repercussão da nossa matéria por lá. Fomos avisados deste acontecimento e algumas coisas mudaram e estão mudando pra melhor. Sentimos imenso orgulho em ter dado este passo a favor de Paredão. Pena que estávamos bem longe e não podemos ir “in loco” nas festividades que a cidade se apronta pra receber. Outros acontecimentos estão previstos.

      Isto é muito bom!!

  • Eta trem bão é fala e esta em paredão,e também no Ribeirão
    onde vivi quando pequeno,la ainda vive minhas raizes e familiares (ANTUNES).saudades do meu tio Gilvan e todos q moram la…

    um abraço
    para todos.

  • Adoro este Paredão de Minas, minha mãe nasceu lá, na infância íamos sempre para casa da minha avó. Tenho boas lembranças e grandes histórias, neste momento estou triste, pois uma pessoa q eu gostava muito e q morava lá foi se embora, Paredão não vai ser a mesma, é difícil pensa q ao volta lá não vou mas te ver JÙ.
    Pai lhe peço mais uma vez q ajude a mãe e o filho da Juliana.
    Saudades de Paredão e todos q vivem lá.

    • Que notícia triste, Núbia! Jú, a menina sorriso, não esta mais no nosso meio!

      Somos solidários a todos de Paredão de Minas.

  • EU SOU O JOSE PAULO BRAGA, ESTOU FELIZ EM VER O MEU PRIMO SIDRAQUE AI EM PARÉDAO DE MINAS, ONDE EU NASCI EM 16 DE AGOSTO DE 67, HOJE EU MORO EM BRASILIA O MEU Email- é josepaulobraga@gmail.com

  • Estou voltando em outubro.
    Com peixe ou sem peixe esse rio do sono é fantástico.
    Vou tomar cerveja gelada, peixe frito e muita conversa com Sidraque. rs
    Abraços a todos.

    Alexandre Silva

    • Morei em Paredão quando era criança. Foi os melhores momentos de toda minha vida.
      Minha mãe ainda mora la. Todo fim de ano eu vou para la passar as ferias.
      Se for la antes das minhas férias, mande um beijão a todos.amuuuu muito aquela cidade se eu pudesse
      voltava a morar la.
      beijos
      FABY

    • Volte mesmo, Alexandre! Cerveja gelada, aquele bate papo super-hiper legal com Sidraque… Tudo de bom!

      Volte mesmo!

      Abs!

      • Meu amigo Sidraque.

        Meu Papai morreu em outubro, já estava tudo marcado para irmos, mas infelizmente não deu.
        Ele amava o Rio do Sono.
        Era sua maior felicidade viajar para o tão lindo rio do Sono.
        Obrigado a todos ai do Paredão e um agradecimento em especial ao Sidraque que nos recebeu com muito carinho, e um OBRIGADO RIO DO SONO, por fazer meu Pai muito feliz.
        Sidraque em breve estarei voltando, não vou deixar de ir ao Paredão, tenho certeza que meu Pai vai gostar de me ver lá de cima ai no Rio do Sono.

        Abraços
        Saudades

        Alexandre Francisco da Silva
        alexfdasilva@yahoo.com.br

        • Olá Alexandre, compartilhamos da sua saudade, encontrando nas suas palavras, todas as referencias de um amor eterno: Pai e Filho. Volte sim, a Paredão. Mergulhe no rio do sono e eleve todos os melhores pensamentos ao seu pai.

          Da nossa parte, daremos o seu recado a Sidraque, que com aquela simpatia que é sua marca registrada, irá receber você com muita história pra contar.

          Grande abraço,

          Valéria Mello

          • Obrigado Valéria.

            Em breve estarei ai.

            Abraços

            Alexandre Silva

  • Olá minha querida Valeria e equipe,

    As fotos e imagens são belíssimas.
    Através de vocês vou conhecendo esses lugares encantadores.
    Que vontade de percorrer com vocês o trajeto todo que e expedição traçou.
    Beijos e grata por compatilhar essas histórias com os amigos.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

  • Vendo as fotos e reportagens, senti muita saudade. Quando adolescente, estive aí com meu pai,
    ele gostava de garimpar,passei uma semana com ele. E quando criança morei vários anos em Santa Fé de Minas, passávamos sempre por paredão. Sinto saudades daquelas estradas de chão, povo simples e hospitaleiros. Hoje moro no Rio de Janeiro ha varios anos, com toda beleza do Rio, sinto
    saudades desses lugares simples de beleza inexplicável.

    Abs

  • Paredão é toda minha saudade, infância, família e amigos, enfim toda a minha vida se resume neste pedaço de chão, amo o rio do sono.

  • Gente esse lugar é simplesmente lindoooooooooooooooooooooooooooo!
    O Sidraque é gente boa demais só.
    E o Rio do sono é simplesmente maravilhoso.
    Estarei lá na semana santa.
    Vou ficar na casa do Sr. Geraldo Valdir, Didi
    Abços

  • Adorei a materia,achei as fotos lindas do album de expecição,
    espero ter a oportunidade de conhecer paredao, nao tinha ouvido falar da cidade que tem mtas riquezas e uma populaçao maravilhosa!!
    Parabens!!

  • O Paredão mora em mim.

    Tem cheiro de infância feliz.

    Obrigado The Vallery, pela oportunidade.

    Grande abraço.

  • ”tem saudade de paredão porque foi ai que passei uma das melhores parte da vida .aminha infancia.a ainda tenho familiar que mora ai.sou filha de dãa e tiana.bjos……………………………………….

  • Estou encantada com as materias que voces estão trazendo. Uma cultura que só podemos ter alcance com trabalhos delicados como este que estão empenhados em fazer. Parabens!

  • Bateu uma saudade danada da minha juventude tenra. Há muitos anos fizemos algumas viagens para aquelas terras encantadoras. Foram aventuras que ficaram na memória, bem guardadas… Amei “rever” Jaqueline e Sidraque.

    Parabéns a todos os responsáveis por essa riqueza de matéria que me possibilitou rememorar passagens da minha história (longínquas, é verdade), mas que afloraram e aguçaram quando revi essas imagens tão ricas.

    Assim, se é verdade que recordar é viver… Obrigada gente, pelo carinho!

    • Leonízia,

      O Paredão tá lá, lindo, feito de gente linda, precisando da gente para fortalecer a capacidade da comunidade contruir sua cidadania.

      Beijo.

      Jacqueline

  • À toda equipe
    Parabéns por excelente trabalho de pesquisa.
    Estas expedições nos trazem conhecimentos do nosso Povo, das nossas maravilhosas cidades,
    da nossa cultura.
    Mais uma excelente matéria, que nos proporciona conhecer as riquezas do nosso País.
    Muito bom conhecer o Paredão de Minas, oportuno palco escolhido para produção da maravilhosa obra de João Guimarães Rosa “Grande Sertão Veredas “.
    Parabéns e beijos a todos !

  • Olá pessoal,
    Que cara boa tem esse Sidraque .
    Que sorriso farto tem a Jaquline.
    Captaram bem a emoção dos dois.
    Bem,
    Mais uma vez vocês nos trazem um maravilhoso trabalho, belas imagens e lindas histórias.
    Dá vontade de sair correndo, comprar as passagens e reservar um aposento na pensão…
    O resto o Velho Chico e o Paredão resolvem.
    Valeu!
    Grande beijo.

  • Estivemos lá no último dia 20 de Janeiro/2011 na Festa de São Sebastião. Teve procissão e tudo o mais.
    Foi lá, na Igreja de São Sebastião, onde fui batizado. Dentro em breve, se Deus assim o permitir, estaremos construindo nosso “rancho” em frente à casa do “seu” Sancho.

    Vamos ajudar também o Sidraque na reconstrução do galpão de festas da Igreja. Seria bom que todos contribuissem para isso. Havia três longos anos sem festividades no dia de São Sebastião. Precisamos ajudar a comunidade local a reativar seus festejos e tradições…

    A propósito, nas minhas férias de Março/11 pretendo passar no mínimo 1 semana por lá.

    • Ei Zildo,

      Também quero participar desse processo. Como as coisas serão encaminhadas? Me coloca na fita.

  • [...] >Paredão de Minas: a cidade que encantou a Rede Globo « Amores no Velho Chico [...]

  • Tô com invejinha. rsrs
    Gente, deve ser maravilhoso passar por toda essa experiência. Quanta riqueza de informações e vivências.
    Parabéns a toda a equipe.
    Grandes abraços

  • Olá meninas!
    Excelente matéria! As imagens e fotos estão lindas, tratadas com o primor e zelo característico dessa bela produção Amores no Velho Chico!
    Oportunidade de conhecermos não apenas cidades fantásticas, com suas histórias; mas pessoas simples e encantadoras!
    Vocês estão de parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

  • Deve ser um lugar lindo não conheço, quem passa por ai é um privilégio.
    Beijo.

  • Me lembro da série. Com a direção firme de Walter Avancine, um Tony Ramos que acabou surpreendendo (juro que não acreditava que ele fosse um bom ator), um impágável Tarcísio Meira e … ah, Diadorim. Aquilo foi um crime. Acreditar que a Bruna Lombardi era um homem… difícil mesmo. Mas ela estava super bem.

    Agora, a paisagem, o local, uma escolha muito feliz.

    Parabéns pela visita ao local. E pela conversa com o seu Sidrake.

    Quanto ao Projeto – e ao site do Projeto – nem há muito que falar: está perfeito

  • Minha mãe.. Meu tio Sdraque..Adoro essa cidade.. Faz tempo que nao vou.. Mas quando vou com família é sempre bom! xD

Comentar Post

Google-Translate-Chinese Google-Translate-Portuguese to French Google-Translate-Portuguese to German Google-Translate-Portuguese to Italian Google-Translate-Portuguese to Japanese Google-Translate-Portuguese to English Google-Translate-Portuguese to Russian Google-Translate-Portuguese to Spanish

Parceiros

Twitter

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas atualizações.

Curta nossa página

Flickr Veja as fotos. São lindas!